O arquitecto chileno José Luis Uribe Ortiz estará na FAUP no dia 1 de Junho para apresentar o seu livro ‘Talca, una cuestión de educación’ e uma conferência sobre a escola de Talca no Chile.
A sessão será apresentada pela arquitecta Susana Rosmaninho (Contentor e Conteúdo – Associação) responsável pela produção do evento, e contará também com a participação do Professor José Miguel Rodrigues (docente e director do Mestrado Integrado em Arquitectura – MIArq) que mediará uma conversa em torno do tema do ensino da arquitectura.
José Luis Uribe Ortiz (Talca, 1979)
Arquitecto pela Escola de Arquitectura da Universidade de Talca, Chile (2007). Mestre em Teoria e Prática do Projecto de Arquitectura pela ETSAB (UPC, Espanha 2010). Desde o ano 2008 tem sido responsável por dirigir o processo de internacionalização da prática académica da Escola de Talca, o que lhe permitiu desenvolver um trabalho editorial publicando artigos em várias publicações especializadas, além de realizar conferências no Chile, EUA, México, Perú, Argentina, Uruguai, Equador, Espanha, Brasil e Portugal. Foi convidado como editor para o número monográfico de arquitectura chilena da revista Zona de Proyecto(Argentina, 2012) denominado “Chile según Chile”, e na Revista Zeppelin (Roménia) participou como editor do dossier “Chile, a new generation”. No ano 2013 publicou o livro “Talca, Cuestión de Educación” (Editorial Arquine) com o qual obteve o Prémio Ibero-americano de Arquitectura e Urbanismo (IX BIAU) e o Architectural Book Award organizado peloDeutsches Architekturmuseum (Museu de Arquitectura Alemão) de Frankfurt, ambos no ano 2014. Actualmente é professor da Escola de Arquitectura da Universidade de Talca.
Escola de Arquitectura da Universidade de Talca
A Escola de Arquitectura da Universidade de Talca foi fundada em 1999. Tem implementado uma série de iniciativas académicas que se distanciam da instrução arquitectónica tradicional, bem como a produção de um grande número de obras de arquitectura de pequena escala. O projecto é de grande valor social e geo-cultural, cujo objectivo é de realçar a memória e a identidade da população chilena do Vale Central.
www.talca.org
A entrada na conferência é livre, sujeita à lotação da sala.